Os iniciantes no investimento em ações devem ter em mente que a estruturação de uma carteira sólida é fundamental para o sucesso financeiro. Afinal, essa é uma jornada repleta de oportunidades e desafios.
Para maximizar os benefícios e mitigar os riscos, você deve construir uma abordagem fundamentada em princípios financeiros robustos. Por essa razão, é importante conhecer as principais orientações para quem começa nesse mercado.
Para isso, você pode continuar a leitura e conferir 7 dicas para iniciantes na bolsa de valores. Confira!
1. Defina seus objetivos financeiros
Os objetivos financeiros são as metas que você pretende atingir com o dinheiro investido. Estabelecê-los ajuda a entender como o investimento em ações pode ser interessante para cada desejo ou necessidade.
Além disso, a definição de prazos para cada objetivo contribui para consolidar suas abordagens. Para tanto, considere o curto prazo, em até 1 ano, médio prazo — de 1 a 5 anos — e longo prazo, ou seja, a partir de 5 anos.
Em geral, o investimento em ações se alinha com horizontes mais longos, pois isso reduz os efeitos da volatilidade e os riscos envolvidos.
2. Conheça seu perfil de investidor
Com os objetivos determinados, é hora de entender o quanto você consegue suportar os riscos do mercado de ações. Para isso, é preciso conhecer o seu perfil de investidor, que auxilia nas suas tomadas de decisão.
Veja as três classificações:
- conservador: prioriza a segurança, mesmo que a rentabilidade seja menor;
- moderado: encontra equilíbrio entre segurança e rendimentos, balanceando a carteira entre investimentos conservadores e mais arriscados;
- arrojado: expõe o portfólio a maiores riscos calculados, com intenção de obter ganhos acima da média.
3. Crie uma reserva de emergência
Antes de iniciar seus investimentos na bolsa de valores, é importante criar a sua reserva de emergência. Ela é um colchão financeiro para ser utilizado para cobrir despesas causadas por imprevistos.
Desse modo, a reserva proporciona tranquilidade para momentos inoportunos. Ademais, o montante evita que você precise retirar o dinheiro investido em momentos desfavoráveis, preservando seu patrimônio.
4. Aprimore a educação financeira
Mais uma prática que deve preceder a sua jornada de investimento em ações é compreender o mercado financeiro. O conhecimento é imprescindível para elaborar uma estratégia mais sólida.
Portanto, estude sobre o tema em livros, cursos específicos e artigos confiáveis na internet. Ademais, pesquise análises e relatórios financeiros das empresas para tomar decisões informadas.
5. Diversifique seus investimentos
Ao estudar os investimentos, você descobrirá quais são os tipos de ativos adequados ao seu perfil e objetivos. Então será possível usar a estratégia de diversificação, fundamental para mitigar riscos.
Afinal, distribuir o capital por diferentes setores, tamanhos de empresas e regiões geográficas, por exemplo, pode reduzir a vulnerabilidade a flutuações do mercado. Ainda, considere ter outras alternativas, como títulos de renda fixa ou fundos de investimentos na carteira.
6. Mantenha-se atualizado com o mercado
Após tomar suas decisões de investimentos, é necessário buscar informações financeiras confiáveis e se manter atualizado. Isso porque eventos globais costumam ter impacto direto no mercado de ações.
Dessa forma, estar informado sobre os acontecimentos permite ajustar estratégias diante de mudanças econômicas para preservar e expandir o patrimônio ao longo do tempo.
7. Conte com uma assessoria de investimentos
Na prática, os investidores iniciantes tendem a se sentir inseguros ao acessar a bolsa de valores. Para ajudar a ter mais tranquilidade nessa jornada e a aplicar as dicas anteriores, você pode procurar uma assessoria de investimentos.
Esses profissionais têm a expertise para entender as suas necessidades, objetivos financeiros e perfil de risco. Logo, eles apresentam as informações que você precisa seguindo essas diretrizes.
O investimento em ações é uma jornada desafiadora para iniciantes, mas repleta de oportunidades. Ao seguir estas 7 dicas, você estará mais bem preparado para enfrentar o mercado financeiro e construir um portfólio sólido.
Quer apoio para tomar decisões informadas e aumentar as chances de sucesso no mercado acionário? Entre em contato e veja como a Hórus pode ajudar!