Mercado futuro: conheça os tipos de contratos negociados!

O mercado futuro é um dos ambientes de negociação da bolsa de valores. Diferentemente do mercado à vista, nele, são negociados derivativos financeiros, que permitem ao investidor se posicionar conforme suas expectativas de preço para um ativo.

Dessa maneira, o mercado futuro pode ser usado tanto por aqueles em busca de proteção patrimonial quanto quem está especulando. Ademais, existem diversos segmentos nesse ambiente com oportunidades para os investidores.

Continue a leitura deste artigo para entender melhor sobre o mercado futuro e seus segmentos!

O que é e como funciona o mercado futuro?

Para entender os segmentos do mercado futuro, antes, vale a pena saber as características desse ambiente de negociações da bolsa — a B3, no Brasil. Nele, acontece a negociação de contratos de compra ou venda para uma data futura, a um preço previamente estabelecido. 

Assim, os participantes podem ficar comprados ou vendidos em um contrato conforme suas expectativas de preço para um ativo — como uma commodity. Quem opera vendido espera uma queda de preço no futuro. Já quem está comprado projeta alta.

As variações nos preços dos contratos futuros são ajustadas diariamente. Isso significa que os ganhos ou perdas acontecem na conta dos participantes ao final do pregão. Apenas no vencimento do derivativo, com a soma das oscilações, o investidor saberá se teve lucros ou prejuízos.

O mercado futuro também permite que os participantes operem alavancados, movimentando mais recursos do que o que têm disponível na conta. As operações ainda exigem uma margem de garantia, funcionando como instrumento para mitigação de riscos.

No mais, vale saber que é possível encerrar uma operação antes do seu vencimento, ao abrir uma posição contrária. Nesse caso, o resultado será a soma dos ajustes diários até aquela data.

Quais os segmentos disponíveis no mercado futuro?

Como você viu, no mercado futuro acontecem operações com contratos futuros. Eles são derivativos financeiros cujo preço deriva de um ativo. Desse modo, os principais segmentos de operação são:

  • juros;
  • moedas;
  • índices;
  • commodities.

Saiba mais sobre eles!

Juros

No segmento de juros, os contratos futuros podem ser baseados em diversas taxas, como a Selic, taxa DI e cupom de IPCA. Ou seja, os investidores e especuladores podem se posicionar conforme suas expectativas para juros, inflação etc.

Moedas

Já os contratos futuros de moeda, como o nome indica, são ligados ao câmbio. Há derivativos relacionados a moedas como dólar norte-americano, euro, iene japonês, yuan chinês e libra esterlina.

Índices

Por sua vez, os derivativos de índice são ligados a indicadores como o Ibovespa, principal índice de ações do Brasil, e o S&P500, dos Estados Unidos. Desse modo, você se posiciona em relação ao movimento de um recorte do mercado nacional ou internacional.

Commodities

Por fim, o segmento de commodities conta com contratos relacionados a esses produtos tão relevantes para a economia global. É possível se posicionar em relação ao movimento de produtos café, boi gordo, milho e outras.

Cada segmento do mercado futuro possui suas próprias características e dinâmicas de negociação. Além disso, os contratos são padronizados, com objetivo de facilitar as negociações e gerar mais liquidez.

Entretanto, é fundamental destacar que as operações no mercado futuro envolvem riscos e não apresentam garantias. Logo, pode ser interessante contar com o suporte de uma assessoria, como a Hórus, para a tomada de decisão consciente.

Conclusão

Finalizando esta leitura, você conhece melhor o mercado futuro da bolsa de valores e os seus segmentos. Como você viu, esse ambiente de negociações pode oferecer oportunidades para quem quer especular ou proteger seu patrimônio das oscilações.

Quer alcançar melhores resultados com sua carteira de investimentos? Veja como tomar boas decisões no mercado e fazer investimentos inteligentes!

Gostou? Compartilhe com os amigos:

Picture of horusinvestimentos

horusinvestimentos

Deixe um recado:

Sobre nós

Hórus Investimentos nasceu em 2022 com a missão de trazer ao investidor uma experiência de excelência na assessoria de investimentos. 

Publicações Recentes

Sigam-nos

Soluções & Atendimento